top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Tuanny Lima Bonato

Osteotomia L invertido intrabucal

Atualizado: 8 de abr.




A cirurgia ortognática constitui-se de técnicas de osteotomias realizadas no sistema mastigatório com o objetivo de corrigir as deformidades dentofaciais. Alguns fatores devem ser analisados para a seleção da melhor técnica para correção do prognatismo ou

retrognatismo.

Buscando-se versatilidade, ausência de alteração neuro-sensorial, fixação rígida, estabilização cirúrgica e domínio da técnica. A técnica de osteotomia em L invertido é indicada para casos clínicos que: necessitam grandes avanços mandibulares (+12 mm) com rotação anti-horária; aos pacientes que apresentam pouco tecido ósseo medular na região da osteotomia, dificultando a osteotomia sagital; para pacientes que apresentam alterações condilares; pacientes que apresentam mordidadas abertas onde a mandíbula será a opção para fechamento e para reintervenções em pacientes que já foram submetidos à osteotomia sagital.

A osteotomia em L-invertido pode ser feita via acesso extra-oral ou intra-oral. No entanto, o acesso extra-oral é mais simples, porém, necessita de acesso transcutâneo, sendo assim, relativamente esquecida por alguns profissionais devido ao apelo estético.

Nossa equipe realiza esta técnica cirúrgica de maneira intrabucal. No ano de 2021 publicamos um artigo científico internacionalmente na revista Advances in Oral and Maxillofacial Surgery no qual relatamos 10 casos clínicos que foram operados pela nossa equipe no período de 2010 a 2016. Destes, 04 eram do sexo feminino e 06 masculino.

Acompanhe este artigo científico através do site:




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page