top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Tuanny Lima Bonato

Osteotomia de Wing


Considerando que o mento (queixo) é um importante elemento na harmonia facial tanto no sentido anteroposterior, vertical e transversal, ele também influencia na harmonia facial dos lábios e nariz. Podendo-se realizar cirurgia isolada do mento para correção destas alterações.

Porém pela técnica convencional pode haver alguns problemas como irregularidade na borda inferior da mandíbula, insuficiente avanço sagital do mento, deficiência na acomodação dos tecidos moles.

A técnica Wing foi descrita por Triaca, 2010 trata-se de um osteotomia de mento estendida até os ângulos mandibulares, considerando uma osteotomia que envolve a basilar da mandíbula e desvio do nervo mentual, oferecendo um melhor resultado harmônico no aspecto estético funcional

Observamos que esta técnica cirúrgica proporciona uma avanço do pogônio (mento) além de promover uma alargamento do corpo da mandíbula e modificação da posição dos ângulos mandibulares e consequentemente dos contornos mandibulares. Na região anterior melhora o suporte ósseo para musculatura orbicular do lábio inferior, diminuindo a eversão do lábio e amenizando o sulco labiomental.

A técnica Wing também permite melhora na função respiratória, visto que a musculatura inserida na basilar da mandíbula é tracionada anteriormente, oferece melhor definição do ângulo mandibular; permite correção da basilar nas assimetrias, melhora o suporte dos tecidos moles na região parassinfisária; melhora a incompetência labial, evita a depressão na basilar da mandíbula observada na técnica convencional.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page